A balsa que vai fazer a travessia no trecho do Rio Tocantins, entre Aguiarnópolis e Estreito encontra-se em fase de montagem e pode levar mais de 30 dias para ficar pronta. Segunda a empresa pipes a estrutura até pode ficar pronta antes de 30 dias, mas que que depende, entre outros fatores, das condições climáticas.
O desabamento da ponte Juscelino Kubitschek, que conectava o Tocantins ao Maranhão, trouxe preocupações para os produtores rurais do Tocantins, especialmente com a proximidade da colheita da safra 2024/2025, prevista para fevereiro. A ponte era um importante eixo logístico para o transporte de grãos, insumos e outros produtos, e sua ausência agora impõe novos custos e dificuldades para o setor.
Em nota à imprensa, a Marinha do Brasil informou na manhã desta quarta-feira, 8, que as buscas pelas três últimas vítimas do colapso da ponte continuam sendo realizadas com embarcações e drones aéreos. Nesta terça-feira, 7, a informação era de que as buscas poderia ser suspensas em razão da abertura das comportas da Hidrelétrica de Estreito.